ASSOCIAÇÕES

TIPOS DE ASSOCIAÇÕES

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DEFUNTO
É aquela que aparece nos tempos de eleição para pedir o voto. Desaparece o ano todo quanto tem que trabalhar pelos moradores;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES MACACO
É aquela que anda de galho em galho pedindo favores e recebendo "bananas", migalhas de alguns poderosos que procura agradá-los como se fosse seu escravo;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PAPAGAIO
É aquela que fala para alguns ingênuos do Bairro, mas que por debaixo dos panos faz jogo de alguns políticos, prefeitura ou de alguém;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PREGUIÇA
É aquela que fica dormindo no poder. Parece que não faz nada, mas faz, pois quem fica perdendo com esse tipo de Associação é o povo, e quem ganha são os grandes, que mandam;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PANELINHA
É um grupo de pessoas isoladas dentro do Bairro. As diferenças e os diversos interesses não são levados em conta;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PATERNALISTA
É a que faz tudo pelo povo. Substitui a participação da maioria pela atuação do presidente, que impede o acesso às informações. Age de forma autoritária;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES POMBO-CORREIO
É a que leva e trás recados de gabinetes, que de nada valem para a organização do povo. A associação que é assim é desprezada pelos moradores quando despertam a consciência;

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES AUTÊNTICA
Uma Associação autêntica, supera os defeitos das demais apresentadas, porque seu surgimento revela o nível de CONSCIÊNCIA, DE UNIDADE e de ORGANIZAÇÃO perante as necessidades básicas sentidas pelos moradores. Por este motivo, é importante que os moradores se reúnam e se organizem para reivindicar aquilo que é de direito do povo e dever do poder público.

COMO MATAR SUA ENTIDADE
  1. Não freqüente a entidade, mas quando for lá, procure algo para reclamar. Se comparecer a qualquer atividade, encontre falhas nos trabalhos.

  1. Nunca aceite uma incumbência, lembre-se de que é mais fácil criticar do que realizar. Se a diretoria pedir sua opinião sobre um importante assunto, responda que não tem nada a dizer e depois, espalhe como deveriam ser as coisas.

  1. Não faça mais do que o absolutamente necessário porém, quando os diretores estiverem trabalhando com boa vontade e interesse para que tudo corra bem, afirme que sua entidade está dominada por um "grupinho".

  1. Não leia os informativos da entidade e muito menos os comunicados. Afirme que ambos não publicam nada de interessante, ou melhor ainda, diga que não recebe regularmente.

  1. Se for comunicado para ocupar qualquer cargo, recuse alegando falta de tempo e depois critique com afirmações do tipo: "Esta turma quer ficar sempre nos cargos..."

  1. Quando tiver divergências com um diretor, procure com toda a intensidade, vingar-se da entidade. Faça ameaças de abrir processo ético e envie cartas ao quadro social com acusações pesadas à diretoria.

  1. Sugira, insista e cobre a realização de cursos e palestras. Quando a entidade realizá-los, não se inscreva. Nem compareça.

  1. Se recebe um questionário solicitando sugestões, não preencha e, se a diretoria não adivinhar suas idéias e pontos de vista, critique e espalhe a todos que é sempre ignorado.

  1. Após toda esta colaboração espontânea, quando cessarem as publicações, as reuniões, o lazer e todas as demais atividades, enfim, quando sua entidade morrer, estufe o peito e afirme, com orgulho: EU NÃO DISSE?

PROJETOS DA AMEI FALE CONOSCO MENU PRINCIPAL
O BAIRRO tel úteis CONSELHOS CONQUISTAS CIDADÃO