RECIFE & CIA

GALERIA DE BOAS FOTOS DO RECIFE

  

Ao norte, Itamaracá;
Santo Agostinho ao Sul.
Detrás, a ilha do Vaz;
Na frente somente o azul.

Também um verde estendido
No mar do canavial.
Um mar plantado de cana
E outro plantado de sal.

Agora, o líquido abraço
Dos braços do Beberibe,
Que alarga as mãos e encontra
As mãos do Capibaribe.

Juntos, no encontro das águas,
Misturam no alagamar
O sal que salga a corrente
E o açúcar que adoça o mar.

E sendo barco esta ilha
Chamada aqui de Recife,
Tem popa feita de mangues
E a quilha de arrecifes. 

Alvacir Raposo

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
VISTA AÉREA DO RECIFE RIO CAPIBARIBE PORTO DO RECIFE BAIRRO DO RECIFE
*************************************************************
RUA DA AURORA RECIFE ILUMINADO PONTES DO RECIFE GALO DA MADRUGADA
*************************************************************
RECIFE RECIFE ANOS 70 PORTO DO RECIFE(2) RIO CAPIBARIBE(2)
*************************************************************
PARQUE DAS ESCULTURAS PORTO DO RECIFE(3) FORTE DAS 5 PONTAS PADROEIRA DO RECIFE
*************************************************************
RECIFE AO ANOITECER PRAÇA DO MARCO ZERO VENEZA BRASILEIRA PRAIA DE BOA VIAGEM
*************************************************************
PONTES DO RECIFE(2) VENEZA BRASILEIRA OFICINA DE BRENNAND PARQUE DA JAQUEIRA
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
CÂMERA WEB AO VIVO NA PRAIA DE BOA VIAGEM  BOA VIAGEM O BAIRRO MAIS COBIÇADO DO RECIFE
MELHORES PRAIAS DO LITORAL PERNAMBUCANO PARAÍSO: ILHA DE FERNANDO DE NORONHA
###################################################################

UM POUCO DA HISTÓRIA DO RECIFE

Recife, a capital pernambucana, tem uma área de 220 km2, sendo 67,43% morros, 23,26% planícies, 9,3% áreas aquáticas, 5,58% de área verde e com 8,6 quilômetros de extensão de praias. Localizada no litoral do Estado, a cidade é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe e integra a Região Metropolitana do Recife que representa a quarta maior aglomeração urbana do Brasil, em 2001, sua população atingiu 1.421.947 habitantes e os bairros mais densos eram Brasília Teimosa, Alto José do Pinho e Mangueira. A cidade está dividida em nove zonas eleitorais e a Câmara Municipal é formada por 41 vereadores.

HISTÓRIA - Recife surgiu de um pequeno núcleo de pescadores que, por volta de 1548, se estabeleceu na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, vizinho à vila de Olinda que era a sede da capitania de Pernambuco. Durante a Invasão Holandesa, tornou-se sede do governo holandês no Brasil. Em 1710, com os holandeses já expulsos do Nordeste brasileiro, a carta régia elevando a povoação à categoria de vila provocou uma guerra civil com Olinda, uma vez que a aristocracia olindense não aceitava a ascensão do Recife (ver Guerra dos Mascates). Em conseqüência desses conflitos, a Vila de Santo Antônio do Recife só seria instalada oficialmente no ano seguinte (1711). Foi elevada à categoria de cidade em 1823 e, em 1827, tornou-se capital da província de Pernambuco. Oficialmente, a data de criação do município é 19/11/1709 e o aniversário da cidade é celebrado a 12 de março.

###################################################################

Região Metropolitana do Recife


Área administrativa criada em 1973, quando o governo federal decidiu implantar uma política de desenvolvimento no entorno das capitais brasileiras, a Região Metropolitana do Recife (RMR) é formada por 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

É a região de maior concentração de renda do Estado e os seus municípios geram hoje, juntos, metade de toda a riqueza produzida em Pernambuco. Tem uma população de três milhões de habitantes, dos quais 60% vivem na linha de pobreza (com renda de um salário-mínimo por mês). Os 20% mais ricos dos seus habitantes têm renda 40 vezes maior que a dos mais pobres.

A RMR é a região que apresenta a maior taxa de urbanização do Estado. Entre os seus indicadores negativos, o que mais incomoda é a violência, pois é considerada a segunda região com maior índice de criminalidade do Brasil. Quanto ao saneamento básico, tem apenas 35,2% dos seus municípios com esgotos sanitários, quando a média nacional é de 52,5%, segundo dados do IBGE.

Entre os indicadores positivos, a RMR destaca-se por abrigar o terceiro maior pólo médico do Brasil e o segundo melhor pólo de informática do País. Outro destaque nacional: a RMR tem taxas de escolarização do ensino médio (entre crianças de 15 a 17 anos) de 79,9%, superior à média brasileira que é de 78,5%.

###################################################################

PRAIAS DO LITORAL SUL PERNAMBUCANO

PORTO DE GALINHAS GAIBU CARNEIROS CALHETAS
PRAIAS DO LITORAL NORTE PERNAMBUCANO

BAIRRO NOVO ILHA DE ITAMARACÁ FORTE ORANGE FORTE ORANGE(2)
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

MAPA COM A LOCALIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS CIDADES E PRAIAS DE PERNAMBUCO - clique na imagem para ampliar

1 - Goiana
As construções de diversas épocas levam o visitante a conhecer todas as fases da história da cidade, como as igrejas (a maioria fechada para visitação) dos sécs. XVII e XVIII, época dos grandes engenhos. Há também um conjunto de casas geminadas construídas no séc. XIX para moradia dos operários de uma grande fábrica de tecidos.
2 - Ilha de Itamaracá
A principal atração é o Forte Orange, erguido pelos portugueses (1654) após terem destruído o forte holandes que ficava no mesmo local. Da praia ao lado saem passeios de jangada até a Ilhota Coroa do Avião ou a piscinas naturais. Em Itamaracá existe o Centro de Preservação do Peixe-Boi, que pode ser visto nos tanques.
3 - Igarassu
Ao passear a pé pelo Centro o visitante encontra construções históricas dos sécs. XVI e XVII. O destaque é a Igreja de São Cosme e São Damião, a mais antiga do Brasil (1535), e o convento de Santo Antonio (1588). Distante 14 km do Centro, está a Praia da Gavoa, de onde saem passeios de barco para as Ilhas de Itamaracá e Coroa do Avião.
4 - Maria Farinha
Recebeu esse nome por causa do crustáceo maria farinha, encontrado em abundância na região. Aliás, a água é o principal chamariz da cidade, localizada em uma estreita faixa entre o mar e o Rio Timbó. Por essa razão, as águas são calmas e permitem passeios de Jet Ski e de lancha. Outro destaque é o conjunto de piscinas e toboáguas do Veneza Water Park.
5 - Olinda
A cidade é considerada patrimônio Histórico da Humanidade devido ao conjunto de construções históricas, com destaque para as igrejas dos sécs. XVI e XVII. Mas são suas estreitas, ladeiras, casas antigas, ateliês de artistas plásticos e artesãos, bares e restaurantes que fazem o charme de Olinda. No Carnaval, um dos mais populares e famosos do país, a cidade fica lotada.
6 - Recife
No Centro estão as principais atrações históricas: igrejas, fortes e museus. Apesar da riqueza cultural acumulada em 450 anos de história, é difícil assistir às apresentações de maracatus e frevo fora do Carnaval. O agitado Bairro do Recife, com vários restaurantes e bares, é o local mais procurado por quem gosta da vida noturna. Por causa dos tubarões, a Praia de Boa Viagem, um dos principais cartões-postais da capital, só deve ser utilizada para banhos nos trechos do mar protegidos por recifes.
7 - Cabo de Santo Agostinho
A presença de penhascos e morros junto ao mar projetou a cidade na história de Pernambuco e do Brasil. O forte situado em suas encostas foi um foco de resistência à invasão holandesa no séc. XVII. Gaibu é a praia mais agitada; Calhetas e pedra do Xaréu têm bares e quiosques na orla e são as mais bonitas.
8 - Porto de Galinhas
Esta vila de ruas estreitas fica congestionada nos finais de semana de verão. As jangadas levam o visitante até as piscinas naturais formadas por recifes, com águas mornas, transparentes e repletas de peixes coloridos. O passeio deve ser feito na maré vazante, normalmente pela manhã e à tarde. O Pontal do Maracaípe, ao contrário, é frequentado por surfistas na maré cheia. Na Praia de Muro Alto, a 4 km do Centro, recifes formam uma piscina natural permanente de 3,5 km de extensão.
9 - Tamandaré
Possui algumas das mais bonitas praias do litoral pernambucano. A Praia de Tamandaré tem mar calmo, verde e com recifes. De lá saem barcos para mergulhos e passeios. Ao norte a praia dos Carneiros, que se estende até a Foz do Rio Formoso, tem vários trechos tranquilos e repletos de coqueiros. Em Várzea do Una, pequena vila no município de São José da Coroa Grande, há embarcações de pescadores que são alugadas para passeios.

ILHA DE FERNANDO DE NORONHA

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Veja também: PRAÇAS

PROJETOS DA AMABV FALE CONOSCO MENU PRINCIPAL
HISTÓRIA O BAIRRO CIDADÃO IMPRENSA