HISTÓRIA

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

Bairro do IPSEP
faz parte da história do Recife

 Desde .... de fevereiro de 1951 (59.anos)

     
CLIQUE NA FOTO PARA VER AMPLIADA CLIQUE NA FOTO PARA VER AMPLIADA CLIQUE NA FOTO PARA VER AMPLIADA CLIQUE NA FOTO PARA VER AMPLIADA CLIQUE NA FOTO PARA VER AMPLIADA

#####################################################################

 
A VIDA NO BAIRRO DO IPSEP
Próximo ao bairro da Imbiribeira localizam-se duas vilas antigas: uma fundada pelos funcionários do extinto Instituto dos Pensionistas dos Servidores do Estado de Pernambuco, e a outra por empregados da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A primeira delas, deu origem ao conhecido bairro do Ipsep, um dos mais populosos do Recife e passagem para localidades como Boa Viagem e Aeroporto Internacional dos Guararapes. A Vila do Ipsep foi fundada em fevereiro de 1951. Entretanto, só passou a ser considerada como bairro a partir de 1988.
Localizada na Zona Sul do Recife, formada pelas vilas: IPSEP (velho), Maria Lúcia, Mauricéia e Sudene, além das localidades conhecidas como: Chié, Aliança, Chico City  e Vila dos Bancários, a área abriga hoje mais de 10 mil residências espalhadas por 137 ruas, com uma população de mais de 40 mil pessoas. Inicialmente reduto domiciliar de servidores públicos, uma de suas principais características hoje é o comércio. Existem clínicas, supermercados, postos de gasolina, farmácias, padarias, armazéns, hotéis, oficinas, e outros estabelecimentos. Entre os mais de 500 pontos comerciais registrados, destaques para os bares e restaurantes, muitos deles bastante conhecidos e disputados por moradores de vários outros bairros, principalmente nos fins de semana.
A maioria das ruas do Bairro são asfaltadas e o local possui um núcleo integrado de segurança comunitária e abriga também o 19o Batalhão da Polícia Militar. Além disso, funcionam 6 escolas públicas (municipais e estaduais), 2 postos de saúde e uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF).
Em matéria de lazer, o Ipsep é centro de excelência. As peladas e os torneios de futebol de subúrbio são bastante conhecidos. Entre os vários espaços reservados para práticas esportivas, está o 'Campo do Sargento', localizado na Praça Robert Kennedy. A praça conta com uma grande estrutura. É arborizada, tem pista de cooper, balanços, gangorras, diversos espaços vazios para brincadeira, bancos e mesas onde são disputadas partidas de dama, dominó, xadrez e gamão. A Praça da Mauricéia, recém revitalizada, também é uma alternativa de lazer. Por possuir um grande número de aposentados e crianças essas praças são um ótimo passatempo para grande parte da população, que ocupam os seus tempos vagos com diversão e interação.
O bairro do Ipsep é via de acesso à várias outras regiões como Imbiribeira, Boa Viagem, Pina, Areias, Santa Luzia, Estância, Barro, Cardeal Silva, Ibura, Engenho do Meio, Caxangá, Cidade Universitária, Dois Irmãos, etc. Essa característica, faz com que todos os dias, milhares de pessoas passem pela área, o que, sem dúvida, ajudou na rápida urbanização do local. As principais vias do bairro são a rua Jean Emile Favre e mais de 2 km da avenida Recife. Por lá, passam hoje vários carros, onde antigamente eram apenas mangue e matagal.
A pluralidade e o sincretismo religioso também são marcas do bairro. São igrejas e instituições religiosas de vários credos como: evangélicas, centros espíritas e de umbanda e a matriz católica de Nossa Senhora de Conceição Aparecida. A Igreja do Ipsep, é referência na comunidade, servindo como ponto de encontro para os moradores, principalmente após a missa do domingo. Apesar da forte presença religiosa, o povo do Ipsep também é especialista em festas. Além de suas escolas de samba, o arraial de São João é um dos maiores e mais festejadas da Cidade.

Adaptação do texto do site da Prefeitura do Recife

GALERIA DE BOAS FOTOS DO RECIFE  GALERIA DE BOAS FOTOS DO IPSEP
PROJETOS DA AMEI FALE CONOSCO MENU PRINCIPAL
PROBLEMAS ENCHENTES PRAÇAS SEGURANÇA imprensa