CIDADANIA

A P R E N D A   E S T A   L I Ç Ã O

utoridade

"Carece que se apresse o passo na direção de um novo dia e juntos haveremos de colher da terna planta chamada cidadania"  Carlos Jucá

unicípio
rasilidade ação
idadania uvidoria Geral
ireitos e Deveres oder
stado ualidade de Vida
ilantrópico .G. - Reg. Geral
overno ociedade
abitat rabalho
nformação rbanismo
ustiça oto
iberdade oneamento

clique para ampliar

Autoridade

É a pessoa ou a instituição que tem o "poder" de dar ou de fazer cumprir suas ordens.

Brasilidade

Todo sentimento de amor que nutrimos pela nossa pátria - o Brasil - chama-se brasilidade. É gostarmos do nosso lugar, do nosso povo. É quando nos sentimos felizes por estarmos aqui e sermos brasileiros.

Cidadania

É o conjunto de ações que fazem um cidadão. É a maneira do cidadão viver o seu dia-a-dia - seja mulher, homem ou criança - usando plenamente os direitos e deveres do país em que nasceu e onde mora.

Direitos e Deveres

Quando você pode escolher entre fazer ou não determinada coisa, estamos falando do DIREITO. Quando não se pode escolher, do DEVER. Para quase todos os direitos temos um dever correspondente. A soma dos dois resulta num conjunto de leis que todos os cidadãos devem seguir.

Estado

A organização política de uma nação e a demarcação de seu território resultam no Estado/País. Pode também ser cada uma das partes (unidades federativas) dessa nação: estado do Paraná, estado de São Paulo, estado de Pernambuco, etc.

Filantrópico

São os órgãos/instituições que destinam suas atividades para fins humanitários e assistenciais.

Governo

É formado por representantes eleitos pelo povo. Existe a nível municipal, estadual e federal para administrar o Estado.

Habitat

Lugar onde se habita/mora, incluindo todas as condições naturais ou não.

Informação

É quase a mesma coisa que comunicação. Obtemos informações nos jornais, revistas, rádio e televisão, onde ficamos sabendo de tudo que acontece.

Justiça

Através de suas "leis" é que o "Direito" funciona. É ela que julga e determina o que é certo e errado.

Liberdade

Conceito amplo que engloba o direito de "agir", "ir e vir" e "ser" o que quiser ser, que todos os cidadãos têm.

Município

É a menor parte do Estado. O conjunto de municípios/cidades que estão dentro de um limite formam os estados.

Nação

É formada pelo povo que habita um mesmo Estado/País, que tem a mesma cultura, hábitos e que fala a mesma língua. E que por isso mesmo, segue as mesmas leis.

Ouvidoria Geral do Estado

É o canal de comunicação à disposição de todos os cidadãos para sugerir, reclamar, se informar a respeito da administração pública de Pernambuco. Trabalha também para o aperfeiçoamento do exercício da cidadania.

Poder

Faz parte do Estado, pois é com ele que as "Autoridades" executam as "Leis". Ele se apresenta em 3 níveis diferentes: Poder Legislativo (cria as leis); Poder Executivo (faz com que as leis se cumpram) e o Poder Judiciário (é nele que se encontram os órgãos da Justiça).

Qualidade de Vida

Conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor. Inclui compaixão, justiça, liberdade, saúde, educação, ar saudável, água limpa, vida silvestre e o lazer. Tudo isso em plena harmonia.

R.G. - Registro Geral

É o número correspondente da Carteira de identidade de cada cidadão.

Sociedade

Num sentido mais amplo são os grupos de pessoas que formam o povo/nação. O povo brasileiro, como um todo, forma a sociedade brasileira.

Trabalho

Pode ser físico ou intelectual, pois é com o trabalho que alcançamos o desenvolvimento e o progresso. É também chamado de profissão.

Urbanismo

Tudo o que se faz para melhorar e embelezar a vida nas cidades, como: saneamento, asfalto, praças, parques e viadutos entre outros.

Voto

É um dos deveres do cidadão. Através dele escolhemos nossos representantes oficias para constituir o governo.

Zoneamento

Quando se divide, num município/cidade, as áreas destinadas para atividades específicas: zona portuária, zona agrícola, zona eleitoral, etc.

                                      SIMULADOR DE VOTO

clique para ampliar

################################################################

Da Cidadania

por Sonia Cruz*

Já se disse: Enquanto não despertarmos em cada Cidadão a Responsabilidade por Ele Mesmo, não teremos respostas novas a nenhuma proposta de melhoria.

Enquanto não fizermos de cada Cidadão um agente por si mesmo, tendo a total consciência da responsabilidade que se espera dele, não poderemos ter nenhum resultado em qualquer proposta de melhoria.

E, a única maneira de conseguirmos conscientizar cada Cidadão, é sermos - cada um de nós - este Cidadão que queremos para todos. Não há outro caminho: já experimentamos todos. Nem mesmo o caminho da "ordem" conseguiu resultados. E ser um Cidadão responsável nada mais é do que ser, a cada momento e em cada Aqui e Agora, responsável. Não é esperando uma grande ocasião para, quem sabe, tomar uma atitude. Não.

A responsabilidade, que começa por mim mesmo, é a habilidade de resposta por tudo que me compete, fazendo da minha Qualidade de Vida a Meta por excelência.

Qualidade da minha Vida, aquilo que eu escolher de melhor para mim.

E isso eu só posso saber à medida que o momento se apresenta: cada momento trazendo sua própria verdade. Reconhecendo à cada momento o que me parece melhor. Só eu posso saber, porque só eu posso enxergar do meu ângulo o que, naquele momento, eu posso fazer, ter, ou ser, da melhor maneira. Dando a mim mesmo o direito de errar, aprendendo com o desacerto, aceitando a beleza de ser "um eterno aprendiz" ...

É começar a desenvolver o hábito de me escutar, com toda a atenção e honestidade. Saber o que realmente eu quero naquele momento: se é, por exemplo, me aborrecer passando por cima do essencial, ou perceber o essencial e deixar o aborrecimento de lado. Experimentar novas atitudes internas e verificar como isso reflete nas atitudes externas. Experimentar é saber. E, sabendo o que eu quero, posso Ser em Melhor Qualidade.

Ou seja, apostar na minha competência como Ser Humano, que tem em si todas as capacidades, à espera de que eu, acreditando nelas, as use da melhor maneira possível.

Recolocar Dignidade, Beleza, Alegria na minha Vida, transformando as vibrações do meu dia-a-dia. Isso faz diferença na vibração à minha volta.

Experienciar a nova Vida que eu tanto queria que chegasse - que os outros fizessem chegar - agora sabendo que é de mim que ela vem.

Se Eu quiser e quando Eu quiser.

Ser Cidadão, Ser da Melhor Qualidade, é um só Caminho, o melhor Caminho, em cada momento.

Experimente. Aí onde Você está. Comece agora.

* Licenciada em Sugestologia - Especializada em Auto-Educação - Autora do livro "Recuperando Seu Poder de Escolha" e-mail:

COMO ASSOCIAR-SE FALE CONOSCO MENU PRINCIPAL
PROBLEMAS CONQUISTAS CONSELHOS TEL.ÚTEIS CIDADÃO IMPRENSA